Foco e Motivação para os Estudos

Planejar, estabelecer metas e prazos, manter o foco e a disciplina, são orientações geralmente vistas como corporativas.

Mas não são só para as empresas que essas regras são válidas, mas para tudo aquilo que se dispuser a fazer.

Contudo, antes de traçar estratégias, a ordem é descobrir se estamos mesmo dispostos a cumpri-las. Daí a importância de saber exatamente o que o motiva.

 

MOTIVAÇÃO PESSOAL

Se você vai a algum lugar, de destino desconhecido, qual o primeiro passo?

– Localizar o endereço.

Para ir até o ponto de chegada é necessário que se tome conhecimento do percurso.

Geralmente essa é a resposta automática. Entretanto, está incorreto.

O primeiro passo é saber se realmente quer ir até lá. Por maior que sejam o número de ferramentas facilitadoras, a exemplo de um GPS lhe guiando onde deve chegar, se não estiver realmente disposto a ir, não irá.

Isso é motivação pessoal.

Nosso subconsciente está programado para listar uma série de empecilhos para situações em que somos forçados a realizar algo ao qual não temos nenhuma vontade em fazer.

Seja qual forem suas metas, antes de traçar qualquer estratégia, a ordem é saber se é mesmo o que quer, por que se realmente for algo que deseja profundamente, seu subconsciente fará exatamente o contrário, em vez de produzir “desculpas” ele produzirá soluções.

Diferença entre sonho e desejo concretos

 Há uma máxima, que todos os sonhos podem se realizar.

Está errada.

Ao contrário, sonhos são desejos abstratos, tratados de modo que sejam praticamente inalcançáveis.

Quando dizemos: – Nossa, meu sonho é… Automaticamente o colocamos em posição quase inatingível.

Porém, quando dizemos, meu objetivo é… Vemos nossos desejos de maneira concreta e palpável.

Não basta sonhar, todos sonham com um bilhete premiado da loteria, porém entre milhões de jogadores, há um só ganhador. Sonhar é deixar ao acaso, desejar concretamente, é descobrir o que realmente quer, programar e se disciplinar a ações com o fim de conseguir.

ESTABELECIMENTO METAS

A pergunta é: – Quando quer chegar?

Fracione as áreas de sua vida:

– Saúde (boa forma e hábitos saudáveis)

– Familiar  (relações familiares atuais e planos de construção de uma nova estrutura)

– Sentimental (relacionamentos)

– Profissional (carreira e desenvolvimento)

– Acadêmica (escolar ou de formação técnica, Concluir meu TCC)

– Financeira (evolução)

A ordem de prioridade é particular e pessoal. Cada um cria sua própria estrutura. Porém, é imprescindível que para cada uma delas, institua-se metas, isso quer dizer saber onde estou atualmente e onde pretendo chegar, quais os objetivos à alcançar.

Prazo determinado

Anote. Visualize. Parece trabalhoso, mas fazemos isso instintivamente diariamente. Trabalhamos quase todas as áreas, dia após dia, em modo “piloto automático”, por isso, as vezes vemos os anos passarem sem qualquer evolução.

Coloque no papel, a dinâmica é simples, onde estou e onde quero chegar. Feito isso, é hora de estabelecer prazos. Os prazos nos estimulam a ações. É comum, mesmo para aqueles que deixam tudo para última hora, sentir a pressão das datas de entrega.

Depois de definir seus desejos concretos e estudar meios para atingi-los, a linha é estabelecer as datas.

Cuidado: Procure não estabelecer metas e prazos impossíveis. Por maior que seja sua motivação e disciplina, trabalhe dentro dos limites, para evitar frustrações que acabem resultando em descredito ou desistência.

MANTENHA O FOCO

Foco é a clareza da visão. Significa manter-se concentrado. É natural que seu ânimo oscile de acordo com as dificuldades encontradas no percurso até o alcance de suas metas. Por mais que estejamos motivados e tracemos estratégias bem formuladas e possíveis, há sempre contratempos no percurso.

– Ações de terceiros

– Atrasos (má gestão do tempo)

– Imprevistos

– Dificuldade de Adaptação

– Fatalidades

Há de se levar em consideração que em todos os percursos há empecilhos e paradas obrigatórias, contudo se permanecer conectado e concentrado no objetivo final, nem mesmo os percalços o impedirão de chegar.

Não basta só estar motivado, motivação tem suas nuances. Em concursos por exemplo, se sua motivação for apenas financeira e em sua lista de prioridades, a área financeira for sua sexta área de atenção em sua vida, qualquer fator influenciador das cinco áreas que a antecedem, o impedirá de alcançar seu objetivo.

No entanto, se sua motivação for dar melhores condições de vida à sua família, e sua área familiar estiver no topo da listagem, nenhum fator externo o impedirá.

Descubra seu grau de motivação, trace um plano, busque ferramentas que o ajude, defina os prazos, visualize e mantenha seu olhar no resultado.

Se existe qualquer fórmula para o sucesso, esses são ingredientes essenciais.

#motivacaopessoalefoco, #motivacaopessoal, #foco, #motivação

Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *