Sanduíche refrescante!

Como estão? Fui incumbida da missão de preparar um lanche que fosse leve, considerando o calor, para comemorarmos o aniversário de um colega do trabalho. Pesquisando na internet e colocando meu toque pessoal cheguei a essa receita que apresento a vocês. No trabalho fez sucesso e teve gente me perguntando como tinha feito. Espero que gostem da dica.

A receita que fiz serviu bem cerca de 30 a 40 pessoas. Para fazer um lanche para poucas pessoas reduzam as quantidades, pois rende bastante.

Cozinhei 1 peito de frango de 1kg com tempero completo e tempero tipo sázon e água. Depois de cozido, deixei esfriar e desfiei grosseiramente.

Aqui eu faço um parêntese. Detesto desfiar frango! Existem várias outras maneiras de fazer isso sem ter um trabalhão, você pode desfiar o frango grosseiramente e passa-lo no processador ou até mesmo no liquidificador, neste caso colocando quantidades bem pequenas da carne e um pouco do caldo do cozimento.

Como eu não tinha nenhuma das opções acimas, após desfiar, cortei o frango bem pequeno com uma faca mesmo. A seguir coloquei 50g de uva passa, 200g de damasco cortado em tiras pequenas e 175g de azeitona em rodelas.

Depois descasquei e cortei 1 abacaxi pequeno em pedaços pequenos também, retirando todo o miolo do abacaxi. Coloquei-o numa peneira e deixei escorrer a água da fruta por pelo menos 10 minutos. Esse passo é essencial para o sucesso do sanduíche. Se você não a seguir, a receita vai ficar aguada e vai desmanchar o pão.

Depois de escorrido o abacaxi, juntei-o aos outros ingredientes e mexi bem.

Fiz um creme com 500g de queijo minas frescal e 1 caixa de creme de leite batidos no liquidificador e acrescentei à mistura. Se você não quiser fazer o creme pode substituir por creme de leite apenas ou maionese.

Usei pão de forma sem casca, mas você também pode usar o pão “torta fria”, que também não tem casca. Você pode usar ainda o pão forma normal ou pão francês. O pão sem casca dá um charme a mais, mas é só uma “frescurinha”. Coloquei 2 colheres bem generosas da minha mistura de frango em cada fatia de pão e cobri com outra fatia cortanto ao meio na diagonal. Com isso, todos os sanduíches ficaram com formato triangular. Achei um charme!

A quantidade de mistura de frango que fiz foi suficiente para 3 pacote de pão de forma e ainda sobrou um pouco. E aqui vai uma outra dica muito importante: só misture o abacaxi e o creme e coloque no pão na hora de servir pois o abacaxi ainda pode soltar água e depois não dá para guardar pois o sanduíche fica aguado, tem que comer na hora. Desculpa boa para comer bem, né?

Servi os sanduíches acompanhados de suco de abacaxi, feito com água de coco, com e sem hortelã e suco de maracujá. Não sobrou para que ninguém levar para casa!

Adoro quando faço uma receita que é um sucesso e uma delícia! Eu recomendo fortemente que vocês experimentem!

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *